quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reportagem sobre o livro da flauta mágica

A “Flauta mágica”, obra-prima de W.A. Mozart (1756 – 1791), marca o apogeu da cultura musical clássica, na Viena do século XVIII. No Banquete Clio “Flauta mágica”, o professor Dr. Francisco Marshall, historiador, contextualizará gênero, autor e obra, examinando as tramas, as simbologias e a linguagem musical de Mozart. É no dia 30 de setembro, sexta-feira, às 20h no Studio Clio. O flautista Leonardo Winter, professor da UFRGS e músico da OSPA, faz uma participação musical especial.

A ópera estreou no Theater auf der Wieden em 30 de setembro de 1791, há 220 anos, traduzindo ideais iluministas vigentes na época. Ela trouxe personagens e composições marcantes que são reinterpretadas até a contemporaneidade, como o dueto de Papagueno e Papaguena, e as duas árias da Rainha da Noite.

A gastronomia fica a cargo da dupla de chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Para o coquetel de boas-vindas eles preparam pão preto com pesto de azeitona preta, queijo minas e gergelim preto; salsicha Viena com espuma de raiz forte e maçã e miniwrap de repolho confitado no aceto e cogumelos. Para a entrada, apresentam molho de damasco sobre confit de coelho, rillete de porco e terrine de queijo de cabra e espinafre com garrapiñada de amêndoas. Codorna recheada com batatas rústicas e bacon, ao molho de frutas vermelhas e vinho branco com polenta mole e azeite de trufas é o prato principal. Por fim, na sobremesa, será servido sachertorte invertido com sorvete de gengibre. A harmonização de vinhos é de Fernando Quimbay da Vinhos do Mundo.

Até o dia 28 de setembro o valor do banquete é de R$ 120. Após esta data, o valor passa para R$ 130. Reservas e cancelamentos podem ser feitos até a véspera do banquete, às 18h, pelo telefone (51) 3254-7200. mais informações pela página www.studioclio.com.br. Esta atividade faz parte da programação Gastronomia Cultural Studio Clio Claro.


(Samuel e Guilherme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário